Os olhos dos animes/mangás!!!!!!

Sempre ouço comentários do tipo: “Nossa, pra que olhos tão grandes? Ninguém tem olhos assim, ainda mais os japoneses que têm os olhos tão pequeninos!” xD

Mas os olhos excessivamente grandes são a marca registrada dos mangás e animes de hoje, mas isso nem sempre foi assim. Mas não vão pensar que é por que eles tem complexo por terem olhos pequenos, os olhos grandes são na realidade uma influência de um desenho da Walt Disney e também grandemente influenciada pelo Teatro Japonês e suas máscaras, Como os olhos são considerados os “espelhos da alma” e os mangás/animes têm muito interesse em mostrar as emoções e pensamentos dos personagens através do desenho em sí, e os olhos grandes apresentaram-se como um excelente meio de expressar os estados do espírito.

Mais importante que o tamanho, a forma e o brilho dos olhos são os elementos fundamentais para a sua expressividade. As sempre presentes manchas brancas que simulam o brilho dos olhos são o grande trunfo do estilo japonês, pois são elas que dão vida aos personagens e nos levam a pensar neles como pessoas quase reais, no anime este efeito é ainda maior, pois o movimento dos pequenos pontos de luz acentua a intensidade das emoções dos personagens e cria a ilusão de que os olhos estão realmente úmidos.

bem chega de história e vamos ao tutorial!

tutorialolho-parte2.jpg

olhos-01.jpg

O primeiro passo é criar um espaço para desenhar o olho. Uma espécie de traçado rascunhado,para se ter noção do tamanho do olho que iremos desenhar. Ah, não podem esquecer: TIREM DA CABEÇA ESTA IDÉIA DE DESENHAR DIRETO ,SEM RASCUNHAR E ESTUDAR A PROPORÇÃO! Todo desenho vai nascer a partir de um estudo ,de uma “riscaiada” ! Sem isso nada feito!Galera prestem atenção no método, ele ñ será muito abordado, por que já está bastante claro nas imagens.

Nesta primeira folha ,fica a dica de desenhar um retângulo para iniciar o desenho e depois se vai acrescentando os detalhes!Mas se perceber na segunda imagem ( folha B ) foi traçado o desenho a lápis para demonstrar que a “coisa” não é um monstro de sete cabeças não! Também tem um desenho de um olho mais realista e outro no estilo mangá ,para perceber que as características são as mesmas ,o que muda mesmo é o estilo da imagem! Lembre – se que Mangá é como uma caricatura do estilo realista.

Até mais e façam uma tentaviva!

(tutorial baixado do blog VisualMangá)

Anúncios