Como desenhar Mangá!

Aprender a desenhar mangá com apostilas e tutoriais.

Desenhando Olhos em Mangá

Posted by conectblog em 07/03/2008

Os olhos dos animes/mangás!!!!!!

Sempre ouço comentários do tipo: “Nossa, pra que olhos tão grandes? Ninguém tem olhos assim, ainda mais os japoneses que têm os olhos tão pequeninos!” xD

Mas os olhos excessivamente grandes são a marca registrada dos mangás e animes de hoje, mas isso nem sempre foi assim. Mas não vão pensar que é por que eles tem complexo por terem olhos pequenos, os olhos grandes são na realidade uma influência de um desenho da Walt Disney e também grandemente influenciada pelo Teatro Japonês e suas máscaras, Como os olhos são considerados os “espelhos da alma” e os mangás/animes têm muito interesse em mostrar as emoções e pensamentos dos personagens através do desenho em sí, e os olhos grandes apresentaram-se como um excelente meio de expressar os estados do espírito.

Mais importante que o tamanho, a forma e o brilho dos olhos são os elementos fundamentais para a sua expressividade. As sempre presentes manchas brancas que simulam o brilho dos olhos são o grande trunfo do estilo japonês, pois são elas que dão vida aos personagens e nos levam a pensar neles como pessoas quase reais, no anime este efeito é ainda maior, pois o movimento dos pequenos pontos de luz acentua a intensidade das emoções dos personagens e cria a ilusão de que os olhos estão realmente úmidos.

bem chega de história e vamos ao tutorial!

tutorialolho-parte2.jpg

olhos-01.jpg

O primeiro passo é criar um espaço para desenhar o olho. Uma espécie de traçado rascunhado,para se ter noção do tamanho do olho que iremos desenhar. Ah, não podem esquecer: TIREM DA CABEÇA ESTA IDÉIA DE DESENHAR DIRETO ,SEM RASCUNHAR E ESTUDAR A PROPORÇÃO! Todo desenho vai nascer a partir de um estudo ,de uma “riscaiada” ! Sem isso nada feito!Galera prestem atenção no método, ele ñ será muito abordado, por que já está bastante claro nas imagens.

Nesta primeira folha ,fica a dica de desenhar um retângulo para iniciar o desenho e depois se vai acrescentando os detalhes!Mas se perceber na segunda imagem ( folha B ) foi traçado o desenho a lápis para demonstrar que a “coisa” não é um monstro de sete cabeças não! Também tem um desenho de um olho mais realista e outro no estilo mangá ,para perceber que as características são as mesmas ,o que muda mesmo é o estilo da imagem! Lembre – se que Mangá é como uma caricatura do estilo realista.

Até mais e façam uma tentaviva!

(tutorial baixado do blog VisualMangá)

62 Respostas to “Desenhando Olhos em Mangá”

  1. alisom said

    legal blz

  2. raquel said

    que lindo

  3. Marcus Aurus said

    o comentario de desenhar direto serve pra mim. Odiava ter q fazer rascunhos, mas agora q faço, vejo como fik mais facil manter a proporção, e isso eh importante.

  4. Tuany said

    Amei o tutorial…veio bem a calhar pq eu tenho um trabalho de Geografia p/fazê!!!É é sobre mangás!!!
    Portanto,tenho que aprender a desenhar!!!

  5. gostei do modo de criar o olho said

    gostei do modo de criar o olho mas vocês poden mostrar como fazer o corpo porfavor

  6. kelven said

    Muito bom vlw =D

  7. sabrina said

    caramba!
    mt lindo
    mas eu queria uma dica prs desenha corpo(principalmente mao)e cabelo…
    me manda no email!
    nathyhs2008@gmail.com

  8. igor said

    legal tá 1000!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Vitor said

    ou, no comentário 4… o q q mangá tem a ve com geografia?

    e eu ouvi fl q o olho grande de mangá ou anime,serve para dar mais facilidade as expressões

  10. Vitor said

    pra quem quer ver como desenha corpo
    vai no inicio

  11. Gabii said

    É legal..

    Eu tô começando a tentar desenhar..e fiz meu primeiro olho legalzinho… ª.ª

    Ajudou muuito!

    (y)

  12. sddsds said

    estou denunciando vc para o criador dos tutoriais Rochester Mesquita. vc e um nb q n sabe desenhar e rouba os tutoriais dos otros

  13. Mirian said

    Tutorial nota 10000000000000000000
    Adoreii!!!!!!!!!!!!!!
    Fala serio adorei o site, Ensina super bem mangá
    Parabéns!!!!!
    Me add no msn: Mirian-kta@hotmail.com

  14. matheus said

    muito bom!!!
    foi o mais prático que achei até agora!!!!
    obrigado!!!!

  15. mateus said

    cramba e bem legal o seu trabalho. sei desenhar + ou – mas eu gostaria q vc se puder post alguma coisa sobre como desenhar maos pq os olhor no meu caso eu acho a parte + facil o corpo nem tao facil mas nas maos sou horrivel por isso 99% dos meus desenhos sao so da cabeça e cabelos

  16. lukas said

    muito loko
    sempre gostei de mangas e de desenha-los e agora aprendi mais jeitos…

  17. frainme said

    vlw, fui eu q fiz isso
    e uns amigos
    hehe

  18. Gabii said

    Heeei gente!

    Gostei MUITO!

    Não se esqueçam de entrar no feijãocomarroz.com.br

  19. amanda said

    obrigada :) sempre consegui desenhar olhos, eu desenho um, quando vou pro outro vira um desastre :( haha

  20. LETICIA said

    nossa ameii♥
    pessoal queria saber maiis dicas sobre maaãos e cabelos!
    se poderem ajudar♥!
    obrigada por dedicar o tempo de vcs ..ajudando as pessoas…!
    adoreeiiiiii♥

  21. elton said

    desenhar é legal

  22. Caio said

    muito bom o site,e essencial para quem gosta de anime e tem dificuldade em desenhar a performace.Porém, gostaria de aprender melhor a desenhar o corpo(principalmente ombro e mão)mas o site assim, e muito bom,gostei mesmo.

  23. O "olho" said

    cara isso é uma coisa muito ruim sabia? todo esse tutorial foi copiado de um blog de outra pessoa…. S I N C E R A M E N T E

  24. Gustavo said

    Muito massa^^
    só que eu queria ajuda com o corpo
    com os tipo de posições…
    mas msm assim é 10!!!!

  25. gaby said

    muuuuuuuito legal.
    Me ajudou muito.
    Adorei mesmo.

  26. Marlon said

    Muito legal, facil e pratico!

  27. Sah said

    legal

  28. brendha said

    adoro mangá,estou estudando para fazer o olho é muito legal.obrigada por fazer este site!!!!!
    beijos

  29. leticia said

    Achei interessante,ate aprendi a desenhar.Sou loca por mangas.Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!

  30. leticia said

    AAAAAAAAAAAAAAMMMMMMMMMMMMMMMMMEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!

  31. angélica said

    OTIMO

  32. higor said

    esse site é irado aprendi a desenhar facinho

  33. higor said

    vc não tem como desenhar olhos mangá masculino

  34. william said

    maneiro !! adorei oo site mo mao na roda!!!

  35. izabel said

    como acho um site para desenhar manga, mais especifico que este?

  36. Lingua Venenosa said

    gostei muito. Esta bem claro e explicado. E agora vou terinar os novos olhos que aprendi , obrigada. Bjs

  37. kethleen said

    nnnnnnnnnnnnn gooooooooooooooooooooooooooooooooossssssssssstei

  38. giiih said

    muito lgl me ajudou muito!! =]

  39. se o dono do blog ler isto peso que por favor poste uma sobre proporções que é oque mais me engajo sabe e se poder uma sobre como desenhar manga de corpo inteiro feminino me atrapalho muito nisso se você conseguir obrigado

  40. Vicenzo said

    Eu achei mó legal isso antes eu não sabia desenhar olhos em mangá agora eu sei!!!

  41. ENOCALIANE said

    QUERO A PRENDER A DESENHAR

  42. ENOCALIANE said

    NAO APRENDIR

  43. Rayssa said

    Adoro Mangas mt bom

  44. Renanon said

    Nóssa eu amo mangá,eu adorei.

  45. Luan gg said

    Ooo de boa to tendo alua de manga na minha esscola mas nao me ensinata bemcomo esse tutorial parabens

  46. wellyson said

    muito zika me ajudo muito

  47. steven said

    eu acho muito legal o esquema do luz nos olhos do manga por que deixa mais vivo e é isso que a maioria dos pessoas que eu conheço falam

  48. Mateus Souza said

    entendi tudo

  49. olha eu nao acho dificiu tenho 12 anos e desenho des de os 04 entao fazer simples linhas nao bastam pra mim um olho nao vai expressar um rosto todo a nao ser q seja um ciclope

  50. procurem no criativa artes.com

  51. Yasmim Yamatshu said

    Naum gosttei u-u .. Neiim acheei oo conteúdoo quee procureei !! P.Q.P -’- naum entendii nadaa !!

  52. X said

    olha foi ate bom,Mas creio que o comentário de não desenhar Direto é Ridiculo,claramente não me leve a mal,(se possivel)mais eu desenho direto e ensino outras pessoas a desenhar direto,e meus desenhos saem boms,para Vc q quer aprender se for direto é muito mais rapido e simples,NÃO EXISTE ESSA DE “É PRECISO DESENHAR COM ESBOÇO” é algo tolo,pra mim;se você sabe desenhar direto desenhe significa q você é bom no que faz,e se você desenha com esboço você tambem é bom no que faz,fassa oque é melhor ao teu desenvolvimento meus caros apreciadores de Manga.bye.

  53. nayara said

    muito bom!!!!!

  54. yuri said

    goatei muito me ajudou pra caramba valeu

  55. Eloisa Goltz said

    oi eu adoro os olhos de mangá desenho toda ora um diferente

  56. ANA LUIZA said

    CEMSACIONAL MUITO LEGAL

  57. Luan said

    eu desenho mangá sem racunho e fica do msmo jeito que seu tivesse desenhado com racunho

  58. Bianca said

    Ameeeeei <3

  59. Biiah said

    Não consegui fazer direito.

  60. Daniel said

    Eu qro aprender mais sobre mangás, essas tecnicas de desenhar olhos. Mas também qro aprender à desenhar outras partes do corpo .aqui esta o meu face; daniel.soares2020@hotmail.com e poste algumas imagens de mangás tchau.

  61. MUITO BOM, me ajudou a terminar meu guerreiro manga e minha armadura

  62. da hora said

    ficou legal agora não presiso mais fazer rascunhos

Deixe um comentário

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 41 outros seguidores

